23/04/2009

Profissão: Jornalismo

A escolha da profissão certa pesa no futuro de uma pessoa. Então, você que está pensando em fazer vestibular para Jornalismo deve está atento algumas vantagens e desvantagens da profissão a seguir.

Para ser um bom jornalista a criatividade e a curiosidade deve ser um dos pontos fortes de sua personalidade, sempre se manter informado é uma arma fundamental. A rotina do profissional da comunicação é inicialmente a mesma, chega na redação, discute pautas, vai para rua, cumpre a matéria, até que a medida que as horas passam essa TAL rotina muda, se torna bem mais produtiva. A cada dia, a cada hora, a cada pauta uma nova aventura.

Mas para quem pensa que jornalismo é só ser uma “Fátima Bernardes e um Willian Bonner” está enganado. Na própria emissora de TV há os produtores, editores, chefes e diretores de jornalismo. Outras áreas de atuação para jornalistas são: rádio, assessorias de imprensa, jornais impressos, a internet, revistas e por ai vai.

O curso de Comunicação Social tem, hoje, a duração de 4 anos. Os dois primeiros períodos, ou o primeiro ano, é básico, com matérias teóricas. A partir do terceiro semestre o aluno começa a ter contato com a prática do curso. Já quem opta pelo Jornalismo, como o próprio nome diz, vai cursar matérias voltadas, sobretudo, para técnicas de apuração e redação de notícias. O jornalista também faz disciplinas básicas de rádio e cinema, edição e Internet.
Desde 1995 as instituições de todo o país, tem sentido a necessidade de lançar no mercado um profissional mais eclético. Isto quer dizer que o radialista também deve saber escrever e que o jornalista também deve entender de produção, por exemplo. O ideal é que o profissional consiga se virar em várias tarefas, pois esta é, hoje, a exigência do mercado de trabalho.

Então, se você se interessou em cursar jornalismo, fique atento...as vezes surgem dicas, como essa em qualquer lugar da internet....

Beijos, até o próximo post!

Nenhum comentário: